Guia Missal - Seu guia de Missal e região

Comissão Técnica de Produtores de leite se mobiliza a fim de formar uma Associação Regional

Criado em: 14/06/2021 07:58:14
Atualizado em: 14/06/2021 07:58:14

Representantes deste Comitê estiveram reunidos com o Poder Público Municipal a fim de apresentar demandas comuns

     Durante essa semana uma Comissão Técnica, formada por produtores de leite de Missal, esteve reunida com o Prefeito, Adilto Luis Ferrari, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, a fim de apresentar algumas demandas do setor, bem como informar sobre a mobilização no intuito de constituir uma Associação Regional de Produtores de Leite. Em suma, a ideia é alinhar as ações e visões de produtores e poder público.

     Essa comissão entende que seja necessária uma ação conjunta no sentido de concentrar os esforços para a melhoria no setor, sempre em parceria com os poderes públicos municipais de todos os envolvidos. Na reunião foi apresentada uma lista de sugestões à Administração Municipal de Missal, que manifestou apoio ao grupo, dando sugestões das melhores formas de participação nas decisões e definições de prioridades.

     Uma das sugestões apresentadas pelo poder público é que membros deste comitê participem nas pré-conferências da Agricultura e Meio Ambiente, previstas para o mês de julho em Missal, para que as demandas sejam colocadas em votação, e se aprovadas, possam de fato ser executadas.

     Segundo informações da própria Secretaria de Agricultura, com base em levantamentos dos órgãos de governo, a estimativa é que haja em torno de 800 produtores de leite no município, com uma produção estimada de 25 milhões de litros por ano. Estes números são do levantamento de 2020.

 

Programas já existentes em Missal

     O município de Missal tem dado um suporte importante ao setor. Possui Programa de subsídio no atendimento veterinário e inseminação artificial; Programa de fornecimento de nitrogênio para 12 grupos de produtores de leite que fazem por conta própria a inseminação.

     Além disso, há o programa de horas máquinas para construção e limpeza de buracos de silagem; Programa de cascalhamento nas propriedades; Programa de melhoria de pastagem; Programa de limpeza de esterqueiras, entre outros.

     Entre as sugestões apresentadas pela Comissão está incluído subsídio técnico, subsídio para infraestrutura na propriedade, auxílio dentro da porteira, que inclusive vem ocorrendo, parceria na prestação de serviços na confecção de feno, disponibilidade de máquina para compactação de silagem, além de subsídio para associações pelo Fundamam.

     Em contrapartida, os produtores buscariam benefícios com capacitações junto ao SENAR, com apresentação de comprovação de vacinas, controle leiteiro pelo menos duas vezes ao ano e análise da dieta por profissional apto. Neste sentido, há uma estimativa de melhora de produção e qualidade do produto e evita desistência da atividade.

 

Comissão Técnica de Produtores de Leite

     Estiveram na reunião desta semana na Prefeitura de Missal alguns produtores de diversas localidades do município. Leomar Lunkes é morador da Comunidade de São Pedro, Gilberto Vianna é morador da Linha Médio Rio Branco, Neusa Oenning moradora de Dom Armando e Adilson Aloísio Fritzen, que possui propriedade na comunidade de São João.

     Adilson, inclusive é membro Titular do Conseleite no Estado do Paraná. O CONSELEITE-PARANÁ, segundo informações do site da entidade, é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do Estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite) no Estado do Paraná e organizado pelo Sistema FAEP/SENAR/PR.

     O principal objetivo do Conselho é a busca de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo paranaense.