Guia Missal - Seu guia de Missal e região

Município de Missal disponibiliza atendimento às pessoas que desejam parar de fumar

Criado em: 31/05/2021 11:22:03
Atualizado em: 31/05/2021 11:22:03

A intensificação ocorre neste dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco 

     Em alusão ao dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, o município de Missal, por intermédio da Secretaria de Saúde, divulga oportunidade de tratamento aos usuários do SUS que gostariam parar de fumar. Os interessados no tratamento podem entrar em contato com a Unidade de Saúde de referência ou ainda com a própria Agente Comunitária de Saúde (ACS) da área de abrangência de onde reside, deixando nome e contato para o agendamento da avaliação inicial.

     O Programa é pautado no atendimento em grupo de apoio e atendimento individual, nas Unidades de Saúde da Família. Enquanto perdurar a pandemia da COVID-19 o atendimento ocorre de forma presencial individual na primeira consulta, e subsequentemente acompanhamento periódico via WhatsApp (45)99148-9807.

 

31 DE MAIO

     O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os efeitos nocivos do fumo. No Brasil, o Ministério da Saúde e em parceria com INCA subsidiam o Programa Nacional de Controle e Prevenção do Tabagismo. 

     Programa subsidiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), tem o objetivo de informar aos usuários da maior causa de mortes evitáveis, reduzir a prevalência de fumantes e promover a cessação de fumar.

     Acessibilizando apoio e tratamento interdisciplinar aos tabagistas, protegendo as gerações presentes e futuras da exposição a fumaça do tabaco e, prevenir as consequências à saúde do uso deste e seus derivados, bem como, conscientizar do impacto desta doença no rendimento da vida útil individual, familiar, social, econômico e ambiental.