Guia Missal - Seu guia de Missal e região

Recolha de Materiais recicláveis de abril de 2021 quase iguala a maior quantidade recolhida em um mês em Missal

Criado em: 10/05/2021 09:56:21
Atualizado em: 10/05/2021 09:56:21

       A Acamis (Associação dos Catadores de Materiais recicláveis de Missal) está batendo recordes de recolhas dos referidos materiais a cada mês. A maior quantidade recolhida foi no mês de maio de 2020 onde foram 59,97 toneladas. O mês de abril de 2021, no entanto, chegou muito perto desta marca. Foram recolhidas 59,45 toneladas de materiais recicláveis.

       A grande diferença é que devido a pandemia, os valores de venda dos recicláveis aumentou, o que em consequência gerou um aumento na renda dos associados. Atualmente são 20 pessoas que atuam na recolha, separação e armazenagem destes materiais junto a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), o conhecido Barracão.

 

Recordes

       Nos 04 primeiros meses de 2021 já foram recolhidos 39,98% do total de materiais de todo o ano de 2020. O comparativo dos gráficos montados pela equipe técnica aponta que em todos os meses de 2021 houve um aumento da recolha em relação ao mesmo período do ano passado. Este fator é muito positivo, pois, o que para muitos é lixo, para estas 20 famílias é a única fonte de renda.

       Para os associados que atuam a mais tempo na recolha dos reciclados em Missal, e que acompanharam a evolução da Acamis desde o início, é uma grande felicidade alcançar estas metas. Eles contam jamais imaginavam estar recebendo o salário que tem atualmente. Uma realidade que há pouco tempo atrás, para eles, não passava apenas de um sonho.

 

Gratidão

       É momento de agradecer. Embora todos os dias sejam encontrados materiais que não são considerados recicláveis, e como já noticiados, materiais que podem inclusive contaminar quem os manipula, o sentimento é de gratidão a maioria da população, que tem contribuído com a separação adequada dos recicláveis e tem aderido cada dia mais à coleta seletiva em suas empresas e residências.

       Fazendo a separação e destinação correta daquilo que é reciclável, como vidro, papel, plástico, metal e eletrônico, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, aumenta a vida útil do aterro do município, e aumenta a renda destas 20 famílias associadas à Acamis. O volume expressivo também é reflexo de um trabalho de conscientização da população. O apoio da Itaipu Binacional tem sido fundamental desde o início, que juntamente com a Administração Municipal de Missal, são grandes parceiras.