Guia Missal - Seu guia de Missal e região

Secretaria de Educação de Missal estimula participação de formação para Projeto Resgate a Infância

Criado em: 21/05/2021 13:53:02
Atualizado em: 21/05/2021 13:53:02

      Coordenadores pedagógicos e professores de 4º e 5º ano da rede municipal de Educação de Missal participaram na quinta-feira, 20 de maio, de uma formação online sobre o Projeto do Ministério Público do Trabalho, com o eixo: Educação do Resgate a Infância.

      A formação foi em duas etapas. Na parte da manhã para as coordenadoras pedagógicas e professores do 5º ano da disciplina de Língua Portuguesa das Escolas Renascer e Novo Milênio. Na parte da tarde para as coordenadoras pedagógicas e professores das Escolas Novo Milênio, Joaquim Nabuco, Antonio Raposo Tavares, Olavo Bilac e Epitácio Pessoa.

 

Projeto Resgate a Infância

      A proposta do Ministério Público do Trabalho é que os municipios participem do referido projeto. Em ofício o orgão descreve que trata-se de um conjunto de ações voltadas à promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, com alunos(as), professores(as) e pais, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

      Ainda de acordo com o documento enviado a Secretaria de Educação uma das etapas iniciais do Projeto é a sua  apresentação, bem como a realização de uma oficina, com o objetivo de promover a capacitação e a sensibilização dos profissionais de educação (indicados pela Secretaria de Educação) sobre os temas. 

      A ideia é que os(as) educadores(as) capacitados(as) atuem como multiplicadores(as), abordando os temas em sala de aula, podendo, ainda, realizar outros eventos e ações  na escola que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.

      Este Projeto vem sendo implantado, pelo MPT em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, em escolas públicas de todo o Brasil desde 2011. Neste ano, a implementação do Projeto ganha ainda maior importância, uma  vez que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional para a  Eliminação do Trabalho Infantil.