Guia Missal - Seu guia de Missal e região

Secretária de Saúde de Missal fala sobre campanha de vacinação contra a Covid-19 e indica dados importantes

Criado em: 01/06/2021 13:24:26
Atualizado em: 01/06/2021 13:24:26

      Com a nova remessa de 405 doses da vacina contra a Covid-19 a campanha avança em Missal como já noticiado. A Secretária Municipal de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, esteve na emissora de rádio local abordando sobre a campanha de 1ª dose que ocorre nos dias 01 e 02 de junho.

      Nesta terça-feira, 01 de junho, a campanha é para as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, em ambas, com mais de 18 anos. Na parte da manhã, das 09h às 11h ocorreu no Portão Ocoí e Dom Armando. A tarde segue das 14h30 às 16h30 no Portão Ocoí e das 14h às 16h em Dom Armando.

      Para a população do centro e Bairro Renascer a campanha ocorre na Câmara de Vereadores das 13h30 as 16h30. É necessário apresentar documento com foto, CPF e declaração de comorbidades. Na quarta-feira, dia 02 de junho, a campanha ocorre somente na Câmara de Vereadores das 8h às 13h para os profissionais de educação.

      A secretária observou que a campanha segue enquanto houver doses disponíveis. Devido ao número reduzido de doses para os profissionais de educação, aquilo que restar da campanha desta terça-feira (01) será destinado a estes profissionais. “Queremos finalizar essa imunização até amanhã para irmos ao feriado com mais uma parte da população vacinada”, destaca Silvia.

      “Estamos muito preocupados com o número crescente de casos de Covid-19 em Missal”, exclama a secretária. Ela alerta que a responsabilidade é de todos e não somente do poder público ou dos profissionais da saúde. “Temos observado que o vírus se propaga, principalmente entre as pessoas da mesma família”, comenta, orientando para que todos mantenham e reforcem os cuidados como o uso de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos.  

 

2ª dose

      A Secretária Silvia informou que restam mais de 300 pessoas para receber a dose 2 e solicitou que observem na carteirinha de vacinação o período para receber a 2ª dose. “No início estávamos recebendo a vacina da Coronavac (Butantan) e o intervalo entre a dose 1 e 2 era de 30 dias, percebemos que neste período as pessoas procuravam mais a Dose 2”, observa.

      “Como agora estamos recebendo mais da AstraZeneca (Fiocruz), o intervalo é maior (12 semanas) e as pessoas acabam esquecendo de olhar, verificar a carteirinha, por isso, pedimos pra que sempre fiquem atentos e na data estabelecida procure a Unidade de Referência”, orienta Silvia.

 

Responsabilidade

      A secretária informou ainda que recebeu uma nota do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), indicando que o esquema vacinal, composto de Dose 1 e Dose 2, deve ser completo. “Se a pessoa toma a 1ª dose e se recusa a receber a 2ª, é recurso público que está sendo desperdiçado”, alerta. “O Tribunal de Contas e o Ministério Público estão constantemente nos questionando”, completa Silvia.

      “Semana passada recebemos uma nota do Ministério Público, solicitando a indicação de nomes de pessoas que não haviam recebido a Dose 2, portanto, passamos isso ao órgão, mas não sabemos quais serão as consequências para estas pessoas”, comenta a secretária.  No entanto a avaliação que Silvia faz da vacinação em Missal é positiva, pois, praticamente 30% da população recebeu a dose 1, enquanto a média do Estado está em torno de 22%.

 

Doação de Alimentos

      A população que procurar a Unidade de Saúde e os locais de vacinação podem contribuir com 1Kg de alimento não perecível, que posteriormente será entregue pelo Provopar Municipal ao Hospital Nossa Senhora de Fátima.